Order:
  1.  32
    O divórcio como saneador: Igreja Católica e política em Belém-PA nas primeiras décadas do século XX.Ipojucan Dias Campos - 2018 - Horizonte 16 (49):299-325.
    Os debates, na cidade de Belém-PA, em torno do divórcio com possibilidade de segundo casamento, doutrina católica da indissolubilidade das alianças e família são os princípios diretores das reflexões que seguem. As fundamentações concentram-se no ponto de vista de que a lógica do matrimônio inquebrantável e domador da fornicação de homens e mulheres, não era a única visão, a respeito dele, no seio da capital paraoara. Alguns literatos e profissionais do direito compreendiam que ninguém poderia ser submetido eternamente a um (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  26
    Igreja e Estado, casamento, família e divórcio.Ipojucan Dias Campos - 2016 - Horizonte 14 (43):952-974.
    Igreja Católica, Estado, casamento e divórcio são palavras-chave das reflexões que seguem. Mas o caráter central das interpretações é o de compreender, nas primeiras décadas novecentistas, as estratégias da Igreja Católica e as do Estado aquando dos diálogos em torno do Código Civil Brasileiro de 1916. Mais especificamente, o estudo procurou interpretar o casamento, a família e o divórcio quando se buscava firmá-los mais uma vez à lei do Estado. Sobre o esforço e o interesse deste, a Igreja Católica esteve (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  40
    Matrimônio, família e lutas religiosas cotidianas na Gaudium et Spes (Marriage, family and daily religious conflicts in Gaudium et Spes) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1072. [REVIEW]Ipojucan Dias Campos - 2011 - Horizonte 9 (24):1072-1089.
    A proposta deste artigo é a de buscar entender as formas de como a Igreja Católica procurou adentrar nas bases psicológicas dos cristãos por meio da Constituição Pastoral Gaudium et Spes em seu Capítulo I intitulado “A promoção da dignidade do matrimônio e da família”. A Instituição insistiu no argumento segundo o qual a união entre homem e mulher constitui um sacramento essencial à família, à sociedade, à moralidade, à boa conduta, à ética e, por fim, à salvação da alma. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark